
A Folha soltou uma reportagem muito interessante sobre o que ela chama de "depositos de gente" na Africa do Sul. Segundo a reportagem varias pessoas pobres(com um numero estimado em 3.000 pessoas) foram retiradas da Cidade do Cabo e levadas para um alojamento a 30km de distancia da região central. As condições desse alojamento são mais que precárias e de difícil acesso.
O local é cercado por grades. Os moradores vivem em barracos de zinco de 18 m2, em que o forro do teto é feito de plástico-bolha e o piso é um adesivo imitando lajotas.Isso me faz pensar no que o nosso governo pode tentar fazer quando a Copa e as Olimpiadas chegarem por aqui. Não é nenhum segredo que as grandes regiões metropolitanas do Brasil contam com uma grande população de moradores de rua e pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Será que aqui quando o momento chegar os organizadores dos eventos vão usar de táticas tão baixas para esconder verdadeiros problemas da nossa sociedade ou será que tentaremos melhor as condições para todos?
As paredes, de tão finas, podem ser cortadas por tesouras e oferecem proteção mínima contra o frio e a chuva. No verão, o lugar queima.
O que vocês acham? Isso é uma saída valida para esse problema ou dá tempo ainda de eliminar esse problema de verdade?
[Folha de São Paulo]
Nenhum comentário:
Postar um comentário