Missão do Blog

A missão deste blog é informar e discutir, junto com os seguidores, tudo que existe de relevante no maior evento esportivo do mundo.
Nosso foco são as olimpíadas e paraolimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, porém eventos passados e futuros também podem ser discutidos como forma de experiência.
Aqui vamos debater sobre possibilidades de investimento para as empresas; sucessos e insucessos de projetos olímpicos anteriores; retrospectiva doo jogos panamericanos do Rio de Janeiro; possíveis benefícios e malefícios para a sociedade; denúncias de corrupção; entre outros temas que podem ser sugeridos por vocês, seguidores!
Contamos com a parcipação de todos e queremos fazer deste blog uma fonte de informação e discução relevante.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Olimpíada de 2016 no Brasil. A favor ou contra?

Eu acho absurda a idéia (com segundas e terceiras intenções, hipócritas e corruptas por parte dos cartolas e políticos) de querer organizar os jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.
Nós precisamos de investimentos urgentes em educação, saúde, transportes e segurança. Para ficar só nessas áreas. Fora as reformas tributária, política e da previdência…
O gasto com a infra-estrutura de uma Olimpíada é gigantesco. Calcula-se que a China tenha investido mais de 60 bilhões de dólares e Londres, que será a sede em 2012, calcula até agora um gasto de 120 bilhões de reais!.
Se pensarmos que no Brasil a corrupção “arrecada” 120 bilhões de reais por ano, sem Copa do Mundo e sem Jogos Olímpicos, imagine com esses eventos… Esse valor se multiplicará por 2 ou 3, infelizmente.
Em se tratando de esportes, não temos o menor incentivo para nenhuma modalidade além do Futebol.
Nosso basquete é desorganizado, natação idem (se Cesar Cielo não tivesse ido treinar nos EUA bancado pela família, provavelmente não teria ganhado a medalha de ouro). Mesmo o judô que sempre consegue medalhas não é tratado como merecia. Basta lembrar do judoca Eduardo Santos que ao perder a disputa pelo bronze, chorou se desculpando com os pais por não ter conseguido vencer. Ele não pôde nem mesmo pagar o teste para a faixa preta por não ter condições financeiras, e só ganhou a faixa quando foi competir na China!! Isso é o cúmulo do absurdo!
E o futebol feminino, então? Tirando duas ou três meninas que jogam na Europa, o restante desembarcou no Brasil sem emprego! Não tem liga oficial, não tem incentivo da querida CBF que prometera, após o Pan do Rio, reformas no futebol feminino, lembram? E mesmo assim conseguiram a proeza de ganhar medalha de prata!
E falando no Pan 2007, que teve sua primeira medalha de ouro brasileira ganha pelo lutador de taekwondo Diogo Silva, que aproveitando a oportunidade, contou o grande incentivo que recebia da Federação de sua modalidade: 600 reais não mensais, pois tinha mês que não via um centavo. Tinha dificuldades para treinar por conta da falta de dinheiro, tendo que conciliar outro trabalho.

Opniao de: Marlus Paiva para a revista ISTOÉ

Um comentário:

  1. O assunto é realmente polêmico. A realização das Olimpíadas no Brasil já traz ótimos resultados para o país. Entretanto, outros assuntos de maior importância são esquecidos pelas autoridades.

    ResponderExcluir